protesto!

18.4.10
"A prefeitura do Rio de Janeiro começou a instalação, nas Linhas Vermelha e Amarela - as principais vias expressas da capital fluminense -, das polêmicas barreiras acústicas que separam as favelas das pistas de alta velocidade. As placas de três metros de altura vão isolar as favelas"


- 12/03/2010 - 08h42 - Uol Notícias




Pelo que o nosso prefeito diz, o Excelentíssimo Eduardo Paes, as tais "barreiras acústicas" são pura e simplesmente para proteger, além dos ouvidos dos moradores da comunidade, para também proteger eventuais atropelamentos. O que não é verdade. Ou melhor ainda, é o que os nossos políticos fazem: encobrir a verdade com algo estúpido. E essa explicação é ridícula. O que se quer é tornar invisível a parte pobre (e feia, feia sim.) do Rio. Só que ela está ali não por conta própria, não é culpa dos moradores da favela o estado do local onde moram. A culpa é inteiramente da prefeitura, primeiro pois, dado que as pessoas estão habitando aquela região eles deveriam investir no local para tornar a vida dessas pessoas miseráveis ao menos sobrevivível. E segundo porque antes que se ocupassem de um local inapropriado, o governo teria por obrigação que oferecer um emprego decente ao menos para que a pessoas pudesse arranjar o emprego que fosse para poder morar em um lugar decente.




Se não quisessem que a paísagem ficasse "feia", que não deixassem chegar a esse estado. E antes de tomar essa medida drástica, de cercamento, projetassem alguma outra medida, menos absurda e drástica. Me diga se não é um cercamento? Voltamos a alemanha dos anos 40? Posso estar sendo muito extremista, mas é o que parece. Arranque as pessoas de suas casas, mas lhe dê novas. Tome seus empregos, mas lhe arranje outros. Bote policias, arranje pessoas da própria comunidade para proteger o limite da rua, tanto faz! Mas não tome conta da vida alheia, concluindo o que é melhor para a comunidade, sem perguntar para a própria. E por favor, não cerque, não pense em um só lado da moeda como sempre.




0 barulhos :

Postar um comentário

Autores de blogs não precisam de muito pra serem felizes.